quarta-feira, 3 de abril de 2013

REFERENCIAS PROJETUAIS

METRÔ CIDADE NOVA


        Arquitetos JBMC arquitetura & urbanismo

       Ano Projeto:2010
       Localização:Avenida Presidente Vargas, Gamboa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil



   A obra gera conexões urbanas em diversas escalas na cidade: integração entre as duas linhas de metrô pré-existentes (linhas 1 e 2); integração entre sistema metroviário e o sistema público de ônibus; possibilidade futura de conexão com a estação rodoviária existente ao norte da estação. Travessia da Av. Presidente Vargas, interligando a Prefeitura à estação. A passarela metálica é composta por três pares de estruturas em arco, que a sustentam através de tirantes. Os dois primeiros pares de arcos vencem cada um, sobre a avenida e o canal do Mangue, um vão de 90 m. O terceiro, mais ao norte, vence um vão de 40 metros sobre a via férrea. O material e a forma das estruturas foram escolhidos com o intuito de vencer grandes vãos sem interferir com o dia a dia da avenida; minimizar impactos no local no período das obras; otimizar o tempo e tamanho do canteiro de obras, uma vez que as peças são usinadas e pré-pintadas; ter altura suficiente para permitir passagem de carros alegóricos rumo ao sambódromo. A passarela está situada em um importante eixo viário, sujeito a possíveis mudanças morfológicas. Ela dispõe, ao longo de seus 138 metros  de extensão, diversos acessos às baias de ônibus da avenida por meio de escadas e elevadores. Estes acessos foram concebidos de maneira independente da estrutura principal para que sejam relocados se necessário. O programa abrange as áreas operacionais do metrô (bloqueios, bilheterias e supervisão) e, ainda, áreas comerciais na forma de quiosques. A passarela é dotada de iluminação natural e ventilação por efeito chaminé. Seu fechamento lateral em vidro empresta transparência e leveza ao projeto, preservando o eixo de visão da Candelária.  A estação de metrô Cidade Nova é composta por três blocos: ao centro, o corpo estação; a oeste, salas técnicas que atendem a via; a leste, salas técnicas que atendem à estação. O corpo principal é composto por três níveis, dois deles acessíveis ao público (mezanino e plataforma) e o terceiro, de acesso restrito, onde passam os canais de cabos e infraestrutura da estação.  A passarela de pedestres é interligada ao mezanino por onde é feito todo o acesso a estação. Neste nível estão localizados áreas operacionais, salas comerciais e primeiros socorros. Um dos grandes desafios do projeto foi otimizar a área útil da estação no nível da plataforma central devido à sua implantação em área de densa malha ferroviária. O partido arquitetônico, portanto, priorizou uma solução que evitasse perda de área com estrutura, atirantando o mezanino aos arcos metálicos estruturais.



Implantação / Mezanino / Plataforma / Corte 01 / Corte 02/ Corte 03

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